Luciano Hang

Origem

Nascido em 11 de outubro de 1962, no Bairro Águas Claras, em Brusque/SC, mesma cidade onde deu início à história da Havan, em 1986, e na qual continua morando.

De origem humilde, é filho de operários da indústria têxtil: o pai e a mãe trabalharam, respectivamente, por 40 e 30 anos na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, onde o próprio Luciano atuou por sete anos.

Formação

Estudou na Escola Básica João XXIII, no Colégio Cônsul Carlos Renaux e na Universidade Regional de Blumenau (tecnólogo em Processamento de Dados).

Ainda na escola primária, descobriu ser um bom líder, ao ser nomeado representante de classe e presidente do Grêmio Estudantil. Já no ensino superior, foi presidente do Clube dos Estudantes Universitários de Brusque (CEUB) por três anos.

Disléxico, durante a idade escolar procurou superar a dificuldade de aprendizado com muita leitura de livros e gibis e se dedicou com afinco a outras áreas do conhecimento. Hoje, é um grande incentivador da disseminação de informações sobre dislexia. Por meio da Havan, realiza um simpósio de dislexia em Brusque, que reúne centenas de pais, educadores e profissionais da área da saúde.

Empreendedor

O tino empreendedor despertou cedo. Aos 9 anos, quando se deu conta de que a falta de uma cantina na escola não era um problema, mas uma oportunidade, com autorização da diretoria, passou a comprar balas e biscoitos no comércio para revender aos alunos. Fez tanto sucesso que, em poucas semanas, o fornecedor de doces começou a entregar de Kombi as suas encomendas na escola, devido ao volume e diversificação de produtos.

Como era tradição nas famílias, o filho seguiria os passos dos pais operários e aos 17 anos foi admitido para trabalhar na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, em Brusque, onde se destacou e ganhou admiração dos clientes. Desta época, uma de suas recordações é de precisar forrar os sapatos com papelão para cobrir o furo na sola do pé, pois a condição financeira do estudante recém-admitido não permitia ter um par de calçados extras ou trocar o velho por um novo.

A inquietude é uma virtude dos empreendedores e Luciano Hang estava muito à frente do seu tempo para se contentar com um emprego em uma grande indústria. No início dos anos 1980, aos 21 anos, comprou uma empresa, a Tecelagem Santa Cruz, à qual passou a se dedicar e expandir, paralelamente à carreira na Renaux.

Havan

Em 1986, aos 24 anos, percebendo que Brusque ganhava um novo impulso econômico baseado no turismo de compras, Hang não perdeu tempo. Junto a um sócio, abriu uma pequena loja de 45 metros quadrados na Rua Primeiro de Maio para vender tecidos. Da junção dos nomes Hang e Vanderlei (o sócio), surgiria a marca HAVAN, reconhecida como a maior rede de lojas de departamentos do Brasil.

Três anos após a fundação, a loja ficou pequena para atender a demanda de clientes e comportar a diversificação no mix de produtos. A mudança foi para um imóvel maior, na Rodovia Antônio Heil, onde permanece até hoje a matriz da rede.

Com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros, em 1990, Luciano Hang fez uma viagem para a Coreia do Sul e lá vislumbrou um novo potencial de mercado para a sua empresa. Passou a importar tecidos e artigos para lojas de R$ 1,99, para atender o atacado e varejo em todo o Brasil.

Uma nova expansão ocorreu em 1994, quando a Havan já era uma empresa bem-sucedida. O prédio ganharia contornos estilizados da Casa Branca, nos Estados Unidos, adotado como marca da rede. O outro símbolo que caracteriza a marca até os dias atuais, a réplica da Estátua da Liberdade, foi inaugurado na Havan de Brusque em 1995.

Em 1999, já com duas filiais em Curitiba e uma mega loja em Brusque, o empresário Luciano Hang antecipou-se aos rumos da economia trazidos pela desvalorização cambial e definiu uma nova vocação para a Havan, que a partir de então ingressava no segmento de lojas de departamentos.

Em 2008, inaugurou a primeira loja temática da rede, após o restauro do antigo Castelinho da Moellmann, em Blumenau, considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina.

Em 2010, ousa novamente, com a implantação de uma mega loja em Barra Velha – a Parada Havan – com 90 mil metros quadrados de área (atualmente) e a maior estátua do Brasil, a Estátua da Liberdade, que mede 57 metros. Neste endereço também está localizado o Centro de Distribuição da rede.

A partir de 2012, a Havan daria inicio à expansão em novos estados brasileiros, começando pelo interior de São Paulo.

Com lojas atualmente nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Pará e Rondônia, a meta da Havan é encerrar 2015 com mais de 100 lojas e 20 mil empregos gerados.

Em seus empreendimentos, Luciano Hang recolhe quase R$ 1 bilhão ao ano em tributos e benefícios (dados de 2014). Tem forte relação com a comunidade, através do apoio e incentivo a projetos sociais, culturais e esportivos. O empresário também acumula premiações, que são o reconhecimento das comunidades onde atua, ao seu trabalho inovador e arrojado.

Premiações mais Expressivas

• Ranking 35 Maiores Varejistas do Brasil pela Revista Exame e Ibevar (2014)
• Raking 100 Líderes de Melhor Reputação no Brasil pela consultoria Merco, publicado pela Revista Exame (2014)
• Prêmio Empreendedor José Pascoal Baggio (2014), concedido pelo Jornal Correio Lageano, como destaque no ICMS adicionado
• Comenda “Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana” (2014), concedida pelo governo italiano
• Vencedor regional e estadual em sua categoria em todas as edições do Prêmio Top of Mind pelo Instituto Mapa e Jornal A Notícia
• Vencedor do Prêmio Impar em sua categoria, em várias edições do evento, realizado pela Rede Record
• Empresário Destaque no Comércio no Prêmio Top of Mind (2013)
• Prêmio Conceito Varejista Sindilojas Blumenau (2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013)
• IV Prêmio Ranking dos 100 Maiores Contribuintes do ICMS do Paraná (2012/ 2013), pela Fecomércio/PR e Diário da Indústria e Comércio
• Mérito Lojista Nacional na Categoria Marketing pela CNDL (2012)
• Prêmio Fórum de Líderes Empresariais, (2012)
• Personalidade de Vendas ADVB/SC (2011)
• Top Turismo ADVB/SC (2008 e 2010)
• Mérito Lojista Catarinense na Categoria Empreendedorismo pela FCDL/SC e Sindilojas/SC (2009)
• Prêmio Talento Empresarial pela FCDL/SC (2008)


E receba promoções e ofertas
da Havan em seu email.


Sexo: F   M  
 

© 2012 Havan. Todos os direitos reservados.

MLBC